Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Saiba o que te impede de prosperar profissionalmente como Designer gráfico

Uma das coisas que mais vejo na internet hoje são pessoas vendendo resultados rápidos e dinheiro fácil. “Compre meu curso e fature 10 mil reais por mês” ou “se torne um designer sênior em 03 meses”. Do outro lado temos pessoas ansiosas, precisando de dinheiro e buscando o caminho mais fácil.

Quando unimos essa pessoa que busca pelo caminho mais fácil com uma promessa de resultado rápido, é claro que os olhos vão brilhar.

Talvez você se identifique com isso. Você entrou para o design porque não precisa de uma faculdade e te venderam que essa profissão como renda extra.

Agora vou precisar que você preste atenção, vamos conversar com mais profundidade. Em partes eu concordo que design gráfico seja um caminho menos custoso. Eu pude iniciar na profissão e conquistar uma carteira de clientes sem ter feito uma faculdade, apenas com a especialização de cursos online.

Existem muitas profissões que exigem 04 ou 05 anos de faculdade para entrar no mercado de trabalho. Logo em seguida esse profissional já precisa de uma pós-graduação. Enquanto eu estava empreendendo na área de design com uma carteira consolidada de clientes, do outro lado eu tinha colegas ainda na faculdade e trabalhando em outra área para poder custear os estudos.

Essa é a parte boa da história, o espetáculo que todos enxergam. Mas para que eu chegasse nos “dias de glória”, muita coisa rolou. Fiz muitos projetos que eu sem cobrar, passei madrugadas em claro estudando, abdiquei de muitos momentos de lazer com família e amigos. Eu precisei me fechar no quarto e viver só pela minha carreira.

E por mais que eu tenha colhido alguns frutos logo no início da profissão, eles não eram suficientes para que eu parasse meus estudos por ali e ficasse na zona de conforto. Demorei meses e anos para realmente construir algo sólido. Hoje com 04 anos de profissão que eu enxergo algumas coisas com mais clareza.

Motivo 01. Você tem pressa e quer resultado rápido

Eu estou te contando isso porque você pode ter criado uma expectativa na profissão designer gráfico que não imprime a realidade. Assim como qualquer outra profissão, o design também vai exigir sua dedicação. É preciso começar do primeiro degrau da escada. Se você está começando agora, aprendendo design e ainda não tem um portfólio sólido, preste atenção aqui.

Motivo 02. Quer entrar para o mercado ganhando um salário alto

Você dificilmente vai entrar para uma agência recebendo um salário de 5mil reais por mês. Se está começando existe um universo de coisas para aprender. O contratante não vai poder pagar o mesmo salário de outro designer que está na agência há mais tempo e com mais experiência.

No primeiro momento talvez você precise aceitar um salário que não é muito atrativo, mas em troca disso vai aprender muitas coisas e adquirir experiência. Não estou te dizendo para aceitar qualquer coisa, mas quero que entenda que alguns lugares podem te fornecer muito aprendizado além do salário.

E é aí que está o jogo. Aquele designer que quer resultado rápido já vai falar “deus me livre, vou trabalhar de freelancer que ganho mais” e na primeira dificuldade vai desistir porque criou uma expectativa extremamente fora da realidade. Do outro lado tem o designer que sabe que precisa amadurecer, tanto seu pessoal quanto profissional. Ele vai aceitar aquele emprego pois sabe que vai aprender muito e abrir várias portas.

Mas aí ele tem 01 ano de experiência na área nas costas e a coisa é completamente diferente. Ele já aprendeu a lidar com clientes, sabe onde vai encontrar dificuldades, sabe como o mercado de trabalho funciona. Essa pessoa vai prosperar muito, porque ela amadureceu dentro da profissão.

Motivo 03. Desistir antes da hora

Expectativa de resultados rápidos geram frustração e frustração gera desistência. Um dos maiores problemas é que as pessoas desistem na primeira dificuldade. Se você quer ter seu lado profissional bem desenvolvido, precisa jogar o jogo, se tornar uma pessoa casca grossa. Para conquistar uma boa vaga de emprego ou empreender, precisa de resiliência. Entenda que você vai passar por vários problemas, vai ter muita dificuldade. E o que diferencia do ganhador ou não é que um deles desiste e o outro resiste.

Se tu estuda, se dedica e presta um bom trabalho, não tem como dar errado. Você já tem tudo que a outra parte dos profissionais não tem. Para quem estuda e se dedica não tem concorrência. Você só precisa dar tempo ao tempo para as coisas acontecerem. E se hoje uma porta se fechou, fique calmo. Eu acredito que as oportunidades certas chegam para nós nos momentos certos.

Espero que você gostado desse post.

Um beijo e até a próxima!

Nadine Fronza

Designer gráfico, Criadora de Conteúdo, Formada em Produção Multimídia e cursando Pós-Graduação em Design Digital e Branding. Ensino sobre design gráfico e ajudo as pessoas a ingressarem nesse mercado de trabalho.

Nadine Fronza

Designer gráfico, Criadora de Conteúdo, Formada em Produção Multimídia e cursando Pós-Graduação em Design Digital e Branding. Ensino sobre design gráfico e ajudo as pessoas a ingressarem nesse mercado de trabalho.

Posts relacionados

Conteúdos de design gráfico atualizados

CONTATO

Copyright © Nadine Fronza • Todos os Direitos Reservados