Hoje vou te mostrar 05 coisas que você pode aplicar em seus projetos de design gráfico que farão toda diferença no resultado final.
Espaço em branco
Quando estamos iniciando no design gráfico é comum que a gente sinta medo de espaços em branco no nosso design. Nos sentimos na obrigação de preencher todo layout com elementos, detalhes, textos, fotos e texturas.
Mas os espaços em branco em um design são nossos maiores aliados e fazem total diferença no resultado final.
Seja espaço em branco entre os elementos na peça de design e até mesmo as margens, que é outro ponto comum em que o designer gráfico iniciante erra. Geralmente tendemos a colar todos os elementos perto das bordas.
Os espaços em branco no layout são aqueles espaços entre um elemento ou outro, que garantem a hierarquia visual de cada item dentro da peça.
A aplicação desses espaços em branco garantem para nossa peça de design um conforto visual ao espectador. Quando o design está repleto de elementos e pouco espaço entre eles fica difícil guiar os olhos do leitor, fazendo com que ele fique confuso e não saiba onde olhar primeiro. Além disso pode acabar causando uma leitura fora da ordem desejada, porque o princípio de hierarquia visual foi prejudicado.
Experimente deixar estes espaços livres entre os elementos e se beneficie com um design mais organizado e legível.
Controle de saturação
A saturação é a intensidade de uma cor. Ou seja, quando mais a cor estiver saturada, mais intensa ela é.
Quando estamos iniciando no design podemos cometer o erro de usar as cores em sua máxima saturação, no ponto máximo do quadro de cores.
Não que seja proibido você usar uma cor na máxima saturação, mas usar cores muito saturaras podem deixar teu design com um aspecto mais antigo, uma vibe meio anos 2000, sabe? Nessa época as cores saturadas eram uma tendência de design gráfico. Mas com a chegada dos dispositivos eletrônicos, as próprias telas dos computadores e celulares já possuem o brilho próprio, então cores saturadas em telas podem nos trazer um certo desconforto visual.
Experimente trazer o ponto um pouco abaixo da saturação máxima e perceba que as cores já ficam bem mais confortáveis e modernas. Além disso fica mais fácil combinar com outras cores da paleta e ter contraste no design.
Outro motivo para não saturar muito as cores é que se o projeto que você desenvolveu também será impresso, dificilmente você conseguirá reproduzir uma cor próxima a escolhida no modo de cores CMKY.
Caso você tenha interesse em aprender mais sobre cores e outros assuntos de design gráfico te convido a conhecer meu curso de design gráfico para iniciantes, o Start graphic. O curso tem um módulo completo sobre cores e eu conto mais sobre cmyk e rgb.
Uso consciente de fontes
Eu sei que escolher as fontes pode estar sendo uma das maiores dificuldades pra ti no design, pois para mim foi por muito tempo. E eu sei que você pode passar horas escolhendo várias fontes para seu projeto, mas tenho aqui uma dica que vai melhorar muito seu design e vai acelerar seu processo de escolha.
Opte por até 2 fontes para seu projeto. No máximo 03, caso houver real necessidade.. mas na maioria das vezes você conseguirá trabalhar bem com 2 fontes.
Para isso acontecer você precisa optar por uma fonte que tenha uma grande família, que são todas as variações de uma mesma fonte. As famílias podem conter versão light, regular, médium, bold, extra bold e por aí vai. E com essas variações você consegue trabalhar muito bem com hierarquia visual dentro de seu design.
Não esqueça de escolher um estilo tipográfico adequado com o que deseja comunicar. Algumas fontes nos passam uma vibe rock and roll enquanto outras podem estar relacionadas a uma princesa da Disney. Todo cuidado é pouco nesse momento! As fontes são muito expressivas e podem exercer um excelente papel na comunicação não verbal, ou não…
Além disso tome cuidado com as combinações caso vá utilizar 02 fontes. Lembre-se de uma dica de design muito importante: se algo não é igual, faça parecer bem diferente. Caso contrário você causará a impressão que tentou pegar algo parecido e falhou na missão.
Ambientação de imagens
Eu sei que este ponto existe um pouco de conhecimento de luz e sombra e manuseio das ferramentas. Mas com simples ajustes você consegue quebrar um galho quando o assunto é ambientação de imagens. A ambientação de imagens nada mais é que você conectar as imagens que você usou no design aos demais elementos. Seja por meio de cores, luzes e sombras.
Você já viu por aí aquela peça de design onde parece que a imagem vou simplesmente recortada e jogada no layout só para preencher espaço? Certamente porque faltou uma ambientação.
Evite deixar os objetos voando, ou várias imagens distintas apenas recortadas e colocadas ali. Experimente ajustar as cores com uma correção básica, colocar pontos de luzes, sombras e texturas. Vai fazer toda diferença no resultado final, é sério! Além de deixar seu projeto de design gráfico com um ar mais profissional, sabe?
Quando aplicamos a ambientação de imagens no nosso design trazemos profundidade e movimento para nossa peça. Além disso deixamos tudo mais harmônico, por conta da conexão entre um elemento e outro. Testa aí e me conta se você viu diferença em seu trabalho.
Menos é mais
Sabe quando a gente já finalizou nosso design, mas em vez da gente simplesmente exportar e mandar para o cliente, ficamos olhando pra ele e enchendo de elementos? Comigo já aconteceu muito. Depois que eu estava com o projeto todo resolvido, eu sempre ia lá e colocava mais alguma coisinha nele.
E geralmente esses elementos são desnecessários. Uma vez eu ouvi uma frase que dizia mais ou menos assim “nós nunca terminamos um design, apenas desistimos de continuar mexendo nele”. E para mim faz total sentido! Se continuarmos mexendo no projeto nós nunca vamos parar! Acredito que saber o momento de desistir quando o projeto já está resolvido é essencial.
Isso não quer dizer abandonar um projeto pela metade. Mas sim evitar pecar pelo excesso.
Um bom design não precisa estar repleto de elementos, mas sim que os elementos da peça tenham um motivo para estarem ali. Se você colocar muitas coisas no seu design pode trazer um aspecto bagunçado e carregado para o layout, prejudicando todos os outros princípios aplicados.
Vou te propor uma coisa, que para mim funciona muito bem. Toda vez que você finalizar um design, em vez de você colocar mais elementos ainda, tente tirar 1 ou 2 elementos. Você pode se surpreender com o resultado.
E isso vai de encontro com o que falamos na primeira prática, que é utilizar espaços em branco.
Saiba a hora de parar o seu trabalho! Geralmente pecamos no excesso de fontes, texturas, imagens e elementos gráficos.
E aí, aprendeu algo novo com esse post? Conte para mim nos comentários.
Beijos e até a próxima!