Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como escolher as cores para um design?

Se você tem dificuldade de escolher as cores para seu design, leia este artigo que eu vou te ensinar técnicas para escolher as cores certas sem passar por aquele bloqueio criativo chato.

Uma coisa que fez total diferença em meu design foi deixar a escolha das cores como última etapa do meu processo criativo. Existe uma frase que diz: Se um design não está bom em preto, não ficará bom em nenhuma outra cor.

Se você deixar seu design interessante no preto e branco, quando chegar no processo de aplicar as cores a escolha vai ser mais fácil, pois o contraste já estará funcionando e você não terá mais nada para se preocupar no layout a não ser as cores.

Até que eu não acatei essa frase e coloquei isso em prática, eu sofri muitas vezes em meus processos criativos, e nem sempre eu chegava em um resultado final tão bom quanto gostaria porque estava pulando etapas. Eu sei que o designer fica muito ansioso para escolher as cores, talvez seja uma das etapas mais apreciadas pelos profissionais. Mas fazer essa escolha em um momento certo pode se tornar muito mais agradável.

Para que você entenda melhor o que estou falando, vou colocar um exemplo aqui na tela de uma gravação que fiz enquanto desenvolvia um criativo. Você pode notar que eu coloquei os elementos a serem diagramados dentro da prancheta e deixei ate mesmo as imagens em preto e branco, para somente depois fazer a escolha das cores. Isso me permitiu fazer uma escolha muito mais precisa e também pude testar varias formas diferentes de aplicação, sem me preocupar com o contraste, porque nesse momento ele já estava ajustado pelas variações de cinza.

Outro conhecimento que talvez você ainda não domine como iniciante no design gráfico, é a psicologia das cores. Mas calma, não é tão difícil quanto parece. A Psicologia das cores e um estudo que mostra como as cores podem afetar nossos pensamentos, emoções e comportamentos. Temos respostas psicológicas e subjetivas em relação as cores, e mesmo sendo algo individual e cultural, algumas respostas são muito semelhantes para a maioria das pessoas. Por exemplo, o vermelho costuma estar relacionado à energia, paixão e urgência, enquanto o azul é frequentemente associado à calma, serenidade e confiança. O amarelo é geralmente visto como uma cor alegre e otimista e por aí vai.

Existem diversos fatores que influenciam nessa percepção que a sociedade humana tem sobre as cores, como experiências pessoais, culturas e aprendizados. E como nos designers gráficos trabalhamos desenvolvendo materiais para causar sensações nas pessoas e comunicar mensagens através do visual, acabamos por estudar essa psicologia para aplicar em nossos materiais.

Se você tem interesse em se aprofundar um pouco mais nesse assunto, indico um livro muito bom chamado Psicologia das Cores da autora Eva Hiller.

E agora, nos vamos entrar em um momento nostalgia, lá para nossas aulas de artes do ensino fundamental. Você lembra quando a professora te ensinou sobre as cores primárias, secundárias e terciárias? Estes assuntos fazem parte do circulo cromático, de um estudo chamado teoria das cores. O círculo cromático é uma representação circular das cores. Ele é dividido em cores primárias (vermelho, amarelo e azul), cores secundárias (obtidas pela mistura de duas cores primárias) e cores terciárias (resultantes da mistura de uma cor primária com uma cor secundária). O círculo cromático é uma ferramenta útil para identificar relações entre as cores e criar combinações harmoniosas.

E nós temos também as combinações, por exemplo:

Combinações complementares: são aquelas cores que estão diretamente opostas no círculo cromático. Essas combinações podem criar contrastes vívidos e energéticos. Exemplos de combinações complementares são vermelho e verde, amarelo e roxo, e azul e laranja.

Combinações análogas: são aquelas que estão próximas umas das outras no círculo cromático. Essas combinações geralmente resultam em harmonia visual, pois compartilham tons semelhantes. Por exemplo, tons de azul combinados com tons de verde ou tons de laranja combinados com tons de vermelho.

Além dessas combinações também existem outras e levar esse estudo em consideração pode ajudar muito você a definir uma boa paleta de cores para seu design.

Outra dica para fazer um bom uso das cores no design é prestar atenção nos níveis de matiz, saturação e brilho.

A matiz trata-se da cor pura e sólida, a saturação leva em conta o grau de vivacidade da cor e o brilho e o quanto essa cor esta mais próxima do branco ou distante.

Paletas bem desenvolvidas geralmente usam níveis próximos. De matiz, saturação e brilho para as cores. Outra dica importante é evitar a cor em seu ponto máximo de matiz pois ela pode causar desconforto visual no espectador, principalmente em telas.

Outra dica é você fazer o uso de sites com paletas prontas e mescla-las para que consiga obter o resultado que deseja. Através de paletas prontas e possível ter uma previa de como a cor ficara em relação ao contraste e harmonia. Eu costumo usar o Adobe Color que e gratuito e possui muitas opções de ferramentas.

Se você esta fazendo uso de imagens não esqueça de fazer uma boa ambientação de imagem pois uma imagem não ambientada pode afetar o resultado final de seu design.

Caso você queira aprender ainda mais sobre cores eu te convido a conhecer meu curso de design gráfico para iniciantes, o Start Graphic. No curso temos um módulo completo sobre cores onde ensino sobre cores com aulas de Círculo cromático, Gerenciamento de cores, Psicologia das cores, uso de Gradientes e Como utilizar as cores em seu projeto.

Até a próxima!

Nadine Fronza

Designer gráfico, Criadora de Conteúdo, Formada em Produção Multimídia e cursando Pós-Graduação em Design Digital e Branding. Ensino sobre design gráfico e ajudo as pessoas a ingressarem nesse mercado de trabalho.

Nadine Fronza

Designer gráfico, Criadora de Conteúdo, Formada em Produção Multimídia e cursando Pós-Graduação em Design Digital e Branding. Ensino sobre design gráfico e ajudo as pessoas a ingressarem nesse mercado de trabalho.

Posts relacionados

Conteúdos de design gráfico atualizados

CONTATO

Copyright © Nadine Fronza • Todos os Direitos Reservados